Escola CAIC inova em proposta de saúde e bem estar do Professor
Altos índices de stress, sedentarismo, dores na coluna, são alguns dos problemas que acometem os professores, que passam longas jornadas tendo que lidar com os inúmeros desafios das salas de aula. Tentando minimizar os impactos da rotina desgastante é que a Diretora do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado em Itabuna (CAIC), Profa. Stella Soares propôs uma parceria da escola com profissionais da área de fisioterapia e massoterapia e desenvolveu o projeto “Saúde na Escola”. Tal parceria permite que professores e demais membros da comunidade escolar pratiquem atividades físicas e relaxantes com custos mais baixos durante os momentos de folga, ou após os momentos de planejamento individual e/ou coletivo (PI e PC) do professor.
Stella que está na direção do CAIC desde 2017 percebeu que os professores necessitavam realizar atividades físicas, mas o tempo e o deslocamento a um centro de treinamento eram vistos como empecilhos. Sendo assim, aproveitando as salas ociosas na escola que administra, decidiu propor uma parceria com profissionais da área de saúde e bem-estar, para que estes atendessem a comunidade escolar, com custo mais baixo, na própria escola. “Gosto de ver a escola viva, movimentada. O pilates e a massoterapia melhoram a qualidade de vida do professor, que consequentemente reflete no seu desempenho em sala de aula”, afirma a Gestora do CAIC.
A massoterapeuta Maria da Conceição da Silva é a responsável por aliviar o stress dos professores. “Conça”, como gosta de ser chamada, atua neste ramo há 45 anos e atende a comunidade do CAIC todas terças e quintas das 7h:15 às 17h:30min. Atualmente têm na escola dez professores cativos, que aproveitam qualquer momento de folga para uma massagem relaxante ou uma drenagem redutora de medidas. “Estou há um ano atuando junto a esta comunidade e percebo uma melhoria significativa no humor dos professores, além da autoestima, já que a massagem tem uma função estética também”, afirma a profissional.
Já em relação ao pilates, a responsável é a fisioterapeuta Marta Cristina Anunciação, que se dedica a este ramo da saúde há 6 anos. Marta atende no CAIC todas as quartas e sextas das 11h às 18h e também cobra uma taxa promocional aos professores e aos membros da comunidade escolar. “Desenvolvemos atividades de pilates e treino funcional. Com isso, trabalhamos o corpo e a mente destes professores, como consequência, promovemos o relaxamento, a quebra da tensão, além de uma interação maior entre eles”, afirma a fisioterapeuta.
De acordo com a Gestora da Unidade, apesar do projeto ser desenvolvido no CAIC, é possível que outros professores interessados e pais de alunos interessados também possam participar. “Quanto mais pessoas envolvidas melhor. Atividade física é qualidade de vida, portanto, abrimos espaço para colegas interessados”, finaliza Stella.
Fonte: Ascom SIMPI
Foto e Texto: Jeremias Barreto
A Professora Stella tem meu apreço de longas datas. Parabéns Stellinha, vc arrasou. Vou me juntar a este grupo em breve.