Elogios à Noite Cultural do SIMPI é a prova de que os Professores também querem diversão e arte
O Sindicato do Magistério de Itabuna – SIMPI, conhecido por sua aguerrida luta na defesa dos interesses dos professores, também tem sua marca registrada quando o assunto é realização de eventos em prol da diversão de sua categoria. Em tempos menos críticos da política sindical no país, o SIMPI já promoveu festas suntuosas que até hoje pairam na memória de seus filiados. Entretanto, com a perda do imposto sindical e com os constantes ataques que os sindicatos têm sofrido por parte do Governo Federal, o SIMPI precisou buscar medidas alternativas, que fossem economicamente viáveis, mas que não deixassem de contemplar os professores à altura de sua importância. Então, por que não uma noite cultural para esta classe intelectual que forma os cidadãos do nosso país?! Pois bem! Foi com este pensamento que a equipe SIMPI entrou em ação e transformou uma ideia pioneira no que seria um dos eventos mais aplaudidos de toda história do sindicato.
O dia 15 de Outubro de 2019, com certeza, ficará na memória do professor itabunense como um momento de alegria, leveza e muita exaltação. A “Noite Cultural em Homenagem ao Dia do Professor”, que além de enaltecer os educadores, celebrou os 15 anos de existência do SIMPI, foi um sucesso absoluto de críticas. O evento que aconteceu na Terceira Via Hall – único espaço na cidade capaz de comportar a quantidade de filiados do sindicato -, foi aberto pelo preciosismo musical da dupla de cantores regionais “Silvano & Carla” que deram um show de bom gosto, cantando canções autorais, clássicos da Música Popular Brasileira, além de sucessos internacionais, como a canção “I will always love you”, tema do filme “O Guarda Costas”, imortalizada por ninguém menos que Whitney Houston. A plateia ficou inebriada com o talento da dupla.
Em seguida, o momento mais esperado da noite, que foi a apresentação da esquete “Fanta e Pandora” do espetáculo “A Bofetada” da Companhia Baiana de Patifaria, um dos grupos de teatro mais respeitados do Brasil, que já se apresentou, inclusive na cidade de Nova York e voltou a Itabuna com uma montagem totalmente adaptada à realidade do professor. Os atores Lelo Filho, que interpreta a engraçadíssima “Fanta” e Rodrigo Villa, que da vida à igualmente divertida “Pandora”, não pouparam os professores no show de humor, fazendo a plateia rir do início ao fim do espetáculo. Os atores demonstraram total empatia com o público, fazendo críticas à perda do FGTS e à inconsistência do portal e-polis, mas como muita graça, transformando a tragédia do cotidiano em uma comédia da mais alta qualidade. Certamente que os bordões, “adoro, adoro e adoro”; “rebobina, rebobina e rebobina” e “é a minha cara” ficarão no inconsciente coletivo e renderão boas risadas por muito tempo.
Como toda boa celebração de aniversário, o professor participante do evento foi presenteado com um brinde de festa (pen drive personalizado), além de ter desfrutado do coffe break servido ao final, que foi embalado pelo, também artista regional, Gel Coelho, que animou os professores com seu teclado. As risadas, os aplausos e os muitos elogios proferidos pelos professores é a certeza de que o SIMPI acertou na dosagem do show, pois como bem relembra o mestre Gonzaguinha, “a gente quer valer nosso suor, a gente que valer o nosso humor, a gente quer do bom e do melhor”.
Em tempo, aproveitamos para agradecer o apoio das empresas parceiras que, de algum modo, incentivaram o SIMPI na execução deste evento: Autoescola Direção, Boteco Gaúcho, Codornas Restaurante, Hotel Leal Classic, Uniodonto, Terceira Via Hall e Vox Império Decorações. Muito obrigado por serem empresas que valorizam o professor e acreditam na cultura como meio de transformação social.
Fonte: Ascom SIMPI
Texto: Jeremias Barreto
Fotos: Wolney Almeida