Governo e Sindicato retomam discussão sobre jornada dos professores que atuam nas séries iniciais

Aconteceu ontem, 11/05, mais uma rodada de negociação envolvendo o Sindicato do Magistério Municipal – SIMPI e a Secretaria de Educação de Itabuna, cujo objetivo foi discutir a jornada de trabalho dos professores que trabalham nas séries iniciais: creches, pré-escola e nas turmas do 1º ao 3º ano. O SIMPI já vem, desde as gestões passadas, tentando garantir a redução de 1/3 da jornada destes profissionais para que se enquadrem nas disposições constantes na Lei do Piso nº 11.738/208 sobre o planejamento, estudo e avaliação do professor.

A reunião de ontem foi solicitada pela Secretária de Educação, Profa. Anorina Smith e teve como objetivo esclarecer algumas conclusões retiradas na reunião anterior, realizada no dia 05 de maio, quando o sindicato propôs ao Governo que adotassem as sextas-feiras para o Planejamento Coletivo (PC) e Planejamento Individual (PI), com carga horária reduzida, a fim de garantir os ditames previstos na Lei do PSPN. “O município disse que não teria condições de pagar horas extras aos professores, portanto, fizemos a proposta das sextas-feiras e acreditávamos que já tivesse sido acatada provisoriamente até que surgisse uma proposta melhor”, esclarece Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.   

De acordo com a Secretaria de Educação, a redução das sextas-feiras culminaria em uma diminuição de 35 dias letivos, situação esta que comprometeriam os 200 dias/aula que o aluno possui por direito, portanto, a SEC apresentou uma contraproposta, que seria a utilização dos sábados matinais para o PC e o sábado à tarde para flexibilização com liberação do Professor. Além disso, foi feita uma ressalva, que nos sábados destinados ao Pacto, às atividades permaneceriam integrais.

Como o assunto compõe um dos pontos da pauta de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, o SIMPI se comprometeu em discutir a contraproposta com os segmentos envolvidos para que estes deliberem. A assembleia está marcada para a próxima quarta, 17/05, às 15h:30min no auditório do sindicato e terá como público alvo os professores das séries iniciais, creches, pré-escola e os que atuam do 1º ao 3 ano. “Nesta assembleia estaremos elegendo 3 representantes destes segmentos para que participem das negociações deste assunto, bem como se garanta a transparência nas relações de trabalho”, conclui a Presidente do SIMPI.

Fonte: Ascom SIMPI

Foto e Texto: Jeremias Barreto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *