SIMPI provoca e Secretaria irá promover reorganização da rede
Na manhã desta quinta-feira, 25/04, a diretoria executiva do Sindicato do Magistério – SIMPI, acompanhada por representações de segmentos educacionais, se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e com a representação do Conselho Municipal (CME) para finalizar as discussões envolvendo a organização da rede, bem como a utilização de profissionais de educação física nas turmas do 1º ao 5º ano. Há muito que o sindicato vem defendendo a presença de três profissionais para atuar nas séries iniciais, a fim de reduzir a sobrecarga dos professores e garantir uma melhor distribuição dos componentes curriculares.
✅ A diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Elioenai Farias informou que a equipe técnica da secretaria fez uma análise da documentação e das alegações apresentadas pelo SIMPI e que após algumas ponderações, entendeu que será possível reorganizar a rede com a inclusão dos professores de educação física, especialmente nas turmas de 1º e 2º ano. “Estaremos trabalhando para reorganizar a rede à medida que os novos concursados forem convocados. Inclusive, estaremos promovendo um encontro para apresentar este novo formato aos professores em breve”, afirma Farias. De acordo com a equipe técnica da SME, 24 novos professores de educação física estão aguardando a nomeação, o que será suficiente para atender a essa demanda inicial imediata.
📌 Com a reorganização e a inclusão dos novos profissionais, a Secretaria também pretende atender a uma outra demanda da categoria que é referente a presença de dois professores na mesma turma nos dias de terça-feira. De acordo com o planejamento de secretaria, as mudanças na organização deverão ocorrer no segundo semestre deste ano, logo após o retorno da segunda parte das férias da categoria, previstas para o final de junho. Para a presidente do SIMPI, profa. Carminha Oliveira, tal medida, representa mais um avanço, pois reconhece a importância dos profissionais de educação física durante toda formação do aluno, como também põe fim a essa situação de compartilhamento de sala por professores nas turmas do 1º e 2º ano.
🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI