Diretoria do SIMPI e Departamento jurídico discutem o plano de carreira do magistério de Itabuna

 Na tarde desta terça-feira, 22/08, a Diretoria Executiva do Sindicato do Magistério – SIMPI, se reuniu com parte do corpo jurídico da entidade para iniciar as discussões legais para a reformulação do plano de carreira do magistério de Itabuna, criado em 2003. Embora os professores sejam a única categoria da municipalidade com um plano em vigor, o mesmo encontra-se defasado, pois não se adequou às constantes alterações educacionais ocorridas nos últimos vinte anos.

✅ O SIMPI chegou a integrar uma comissão criada em 2015, sob supervisão da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), porém, com a mudança de gestão, o projeto não foi adiante. “Estamos nessa luta pela reformulação do plano de carreira desde que surgimos como sindicato. Iremos discutir com a nossa categoria os principais gargalos e apresentar um anteprojeto ao prefeito”, afirma Carminha Oliveira, presidente do SIMPI.

📌 Um dos advogados da entidade, Dr. Sidenilton Pereira, será o responsável por fazer a primeira avaliação jurídico-administrativa do atual plano, a fim de identificar as principais falhas e apontar sugestões viáveis que garantam a segurança jurídica e valorização profissional da categoria. Temas como adicional de classe a todos os docentes, enquadramento funcional dos coordenadores pedagógicos, proteção aos professores laudados e integração dos profissionais da educação inclusiva, como os intérprete de libras, terão prioridade nesse primeiro momento. “Iremos fazer uma análise detalhada da parte jurídica em consonância com o atual estatuto dos servidores públicos do município. Após essa avaliação, serão apontadas sugestões para eventuais consultas à categoria por meio de assembleia”, finaliza Sidenilton.

🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *