Prefeito sinaliza pagamento de ticket aos professores de Itabuna ainda em 2023

Na manhã desta quarta-feira, 10/05, a diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, foi recebida pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para discussão orçamentária dos gastos com a educação pública de Itabuna. À priori, a reunião estava marcada apenas com os secretários e assessores do governo, porém, o prefeito decidiu participar e conduzir o encontro, trazendo, ao final, novas proposições à categoria.

✅Incialmente o diretor financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Melo, apresentou o panorama da educação de Itabuna. Segundo Melo, a receita do Fundeb para 2023 é de R$ 128.678.693,34, porém as despesas com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e gasto com pessoal chega ao montante de R$ 228.877.812,59. Contrapondo estes dados, o consultor jurídico do SIMPI, Dr. Tadeu Cincurá afirmou que há previsão de complementação do Fundeb ainda no mês de agosto deste ano, o que traria alívio ao suposto déficit financeiro apresentado pelo município.

📌Neste sentido, após várias explanações, inclusive da presidente do SIMPI, profa. Carminha Oliveira em defesa da valorização do magistério, o prefeito decidiu manter a posição do reajuste de 14,95% (parcelado) e se comprometeu a pagar o ticket alimentação aos professores a partir o mês de setembro, tão logo o aporte do Governo Federal seja efetivado no mês de agosto. “Podem providenciar a minuta de concessão do ticket que eu assino ainda hoje e encaminho à Câmara de Vereadores para se tornar uma lei amanhã mesmo”, declarou Augusto Castro.

Tendo em vista que o encontro se alongou até o turno da tarde, o Governo sugeriu a suspensão da segunda reunião e pediu que o sindicato apresentasse a nova proposta com inclusão do ticket à categoria para avaliação. Sendo assim, o SIMPI irá promover uma assembleia deliberativa nesta quinta, 11/05, às 15h, para que o professor possa discutir e votar. Além disso, o sindicato realizará às 19h desta quarta-feira mais uma edição do “SIMPI Cast”, com participação do consultor jurídico, Tadeu Cincurá, que trará, em detalhes, a proposta governamental e abordará sobre a situação do piso do magistério a nível local e nacional. “Não percam o programa de hoje. Será de fundamental importância para tomada de decisões na assembleia de amanhã”, alerta Carminha Oliveira, presidente sindical.
.
🖥️ *Ascom SIMPI*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *