De olho na Pauta
Na manhã desta quinta-feira, 19/05, aconteceu a 3ª rodada de negociação da Campanha Salarial dos professores da rede municipal, já com a presença do novo Secretário de Educação de Itabuna, o Professor Josué Brandão Jr (Júnior Brandão). Além da Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI e do Secretário titular da pasta, participaram também representantes da base, o corpo jurídico do sindicato, o Secretário de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho, que na oportunidade atuou como Secretário de Governo Interino, e demais assessores do governo.
Um dos principais pontos de pauta discutidos pelo sindicato foi referente à necessidade de reformulação do Plano de Carreira do Magistério, uma vez que o mesmo se encontra defasado e já não atende às necessidades da classe, além de deixar de fora segmentos importantes, como os tradutores e interpretes de libras. Outra demanda apontada como urgente pelo SIMPI recai sobre a tabela de vencimentos da categoria, uma vez que o sindicato moveu uma ação judicial em 2012 e esta já se encontra em fase de execução. “Nós vencemos o processo. No último cálculo apresentado o valor da causa girava em torno de 14 milhões de reais em benefício dos professores, mas acreditamos que com as atualizações monetárias, este valor já esteja em torno de 20 milhões. Logo, é preciso que o município se organize e proponha um acordo de pagamento, antes que o quadro se agrave para a prefeitura, que poderá sofrer grandes bloqueios judiciais”, afirma o advogado do sindicato, Dr. Antônio da Lapa.
Outra situação delicada pontuada pelo sindicato foi referente ao atraso no pagamento dos monitores que estão cobrindo o horário dos professores que estão usufruindo da reserva técnica. De acordo com denúncias recebidas pelo SIMPI, os monitores estão, há dois meses, sem receber a bolsa de pagamento, o que pode inviabilizar a manutenção da atividade destes auxiliares. O Secretário de Educação, Jr. Brandão, por sua vez, afirmou que já se reuniu com seus assessores para discutir a questão e que está empreendendo esforços para garantir o cumprimento do pagamento dos monitores, nem que seja por meio de folha complementar.
Outras demandas como a necessidade de atualização dos informativos do INSS para fins de aposentadoria; a necessidade de aumento da frota de transporte público para alunos e professores; além da unificação das gratificações recebidas pelos professores do campo também fizeram parte das discussões da Pauta de Repactuação Coletiva 2022-2023 a ser firmada entre o sindicato e o município ao final da Campanha Salarial.
Fonte: Ascom SIMPI