SIMPI realiza formação político sindical com os membros da CRUSE
Na tarde desta quinta-feira, 16/05 o departamento jurídico do Sindicato do Magistério – SIMPI promoveu o 2º módulo formativo de capacitação político-sindical dos membros da Comissão de Representantes Sindicais por Unidade de Ensino (CRUSE), órgão formado por professores filiados que atuam como extensão da diretoria sindical nas escolas. Neste segundo encontro, os participantes discutiram o eixo temático voltado para o financiamento da educação básica e contou com a palestra do advogado e consultor jurídico, Dr. Tadeu Cincurá.
✅ De acordo com o diretor do departamento jurídico, professor Edjaldo Vieira, a formação sindical dos professores é um ato contínuo, que tem por objetivo instrumentalizar e fornecer subsídios de informações para que os docentes possam se posicionar e defender os interesses de forma coletiva. “Estamos promovendo essa imersão, instruindo os colegas, para que eles mesmos saibam os caminhos de fiscalização e controle social das verbas públicas”, afirma Edjaldo.
📌 Na explanação, Dr. Cincurá teceu considerações acerca do novo Fundeb e o direito à educação, apontando os avanços, retrocessos, impactos normativos e parâmetros operacionais na distribuição de recursos. Na ocasião, explicou a funcionalidade não só do Fundo de Manutenção da Educação, como também, falou do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), Programa Nacional de Alimentação (PNAE), Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), Plano Nacional de Articulação (PAR) e demais fontes de custeio e financiamento da educação pública.
✊🏽 O SIMPI segue com seu compromisso de promover a formação sindical dos professores com o objetivo de instigar o senso crítico, político-sindical e fiscalizador da categoria. “A difusão do conhecimento é imprescindível para uma classe forte, consciente e atuante na defesa dos seus direitos”, declara Carminha Oliveira, presidente sindical.
🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI