SIMPI leva queixas de professores à SME
Na manhã desta quarta-feira, 20/03 a diretoria executiva do Sindicato do Magistério – SIMPI participou de um encontro que reuniu a secretária de educação, Adriana Tumissa, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Hustana Matos e demais diretores e assessores da SME, para discutir aspectos pedagógicos da rede municipal de ensino. De acordo com o SIMPI, muitos professores estão se queixando da nova configuração pedagógica adotada pela secretaria, especialmente no que tange à presença de mais de um professor em atuação simultânea na mesma turma, como também pelo fato de pedagogos estarem sendo escalados para ministrar aulas de educação física.
✅ A secretaria de educação relata que nas turmas de 1º e 2º ano, a fim de assegurar as 12 horas de carga horária de interação com aluno, foi realizada uma proposta, às terças-feiras, de atuação simultânea, em que dois professores, além de ministrar a aula, poderiam aplicar uma espécie de reforço aos alunos que possuem déficit de aprendizagem. O SIMPI, por outro lado, entende que tal medida, além de desprestigiar um dos profissionais, traria prejuízos, uma vez que dificultaria a aula de ambos, se ministradas no mesmo tempo e espaço. “Muitos colegas estão se queixando desse formato e alegam que estão se sentindo verdadeiros auxiliares de classe dentro de suas próprias turmas. O nosso consultor jurídico já afirmou que essa proposta fere, inclusive, a autonomia pedagógica do professor referência”, afirma Carminha.
📌 Outra situação, é o fato de pedagogos estarem sendo colocados para ministrar aula de educação física, que exige habilitação específica. “A formação do pedagogo autoriza a recreação, que não se confunde com a educação física, que possui ementa e formação própria”, afirma Thaís Portela, dirigente sindical. A Secretaria, por sua vez, irá aprofundar os estudos acerca dessas queixas e agendou novo encontro com o SIMPI para o dia 11 de abril, quando terá um feedback das escolas acerca deste início do ano letivo. “Está tudo muito recente. Na segunda quinzena de abril, estaremos promovendo uma nova formação. Portanto, poderemos rediscutir esse assunto com mais informações e propriedade”, afirmou Elioenai Farias