Diretoria do SIMPI se organiza com a agenda de ações sindicais do ano de 2024
A Diretoria Executiva do Sindicato do Magistério – SIMPI, se reuniu nesta quinta-feira, 22/02 para discutir a data de lançamento da campanha salarial 2024 da categoria do magistério, bem como organizar a agenda de ações sindicais ao longo do ano. Embora o governo municipal já tenha sinalizado que irá pagar o reajuste salarial de 3,62% estipulado pelo Ministério da Educação, existem outras demandas que merecem atenção do SIMPI.
✅ De acordo com a presidente do sindicato, Carminha Oliveira, uma das prioridades para este ano é a atualização do plano de carreira da categoria, que se encontra defasado. Além disso, o SIMPI tem monitorado as movimentações jurídico-políticas atinentes aos precatórios do FUNDEF, que têm previsão de chegada para o final do mês de maio. “Nossa campanha salarial vai muito além das cláusulas econômicas. Existem ainda muitas escolas com atrasos na reforma, professores sem receber o adicional de classe, sem falar na situação do programa de demissão voluntário (PDV), que foi retirado de pauta, mas poderá retornar ainda este ano”, afirma Carminha.
📌 Outra situação que merece atenção é a atualização do ticket alimentação, que tem previsão de reajuste legal no mês de setembro, mas que poderá ser antecipado com a chegada dos precatórios. Para além das questões classistas, o SIMPI também já discute a programação cultural, com realização de eventos de formação sindical e a tradicional festa dos professores, que ocorre no mês de outubro. “Estamos nos organizando antecipadamente para, mais uma vez, entregarmos o melhor aos nossos colegas”, declara Maria Ionei, vice-presidente.
🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI