Vitória no CME!
Na manhã desta sexta-feira, 19/01, o pleno do Conselho Municipal de Educação de Itabuna – CME, se reuniu em uma sessão extraordinária, para discutir e votar o parecer do calendário letivo de 2024 da rede municipal de ensino. Inicialmente, o calendário proposto pela Secretaria de Educação avançava para o ano civil de 2025. Porém, após várias provocações do Sindicato do Magistério – SIMPI, ajustes foram feitos e o atual calendário aprovado tem previsão de início em 21 de fevereiro e término das aulas regulares em 19 de dezembro de 2024.
✅ A comissão relatora do parecer foi formada pelos conselheiros Alba Lúcia, Cristovam Crispim e Joabe Andrade, que enfatizaram a importância das intervenções do SIMPI na conquista de um calendário mais enxuto e equilibrado. “O conselho ouviu as ponderações legítimas do sindicato e também a posição da equipe da Secretaria. Fizemos o nosso papel de mediar a situação e compreendemos que não haviam motivos que justificassem que o calendário atual adentrasse no ano civil de 2025. A Secretária de Educação também foi bastante flexível, o que corroborou para um resultado positivo”, afirma a Conselheira Alba.
📌 Os dirigentes do SIMPI, Edjaldo Vieira e Cláudia Guerreiro, que também são membros do conselho, aproveitaram a oportunidade para expressar a importância da luta de classe nos diversos órgãos e relembrar que uma conquista do sindicato, é uma conquista de todos. “Nós do SIMPI agradecemos o apoio deste órgão, que entendeu as nossas colocações e atuou na busca de um calendário menos exaustivo, não só para nossa classe, como também para toda comunidade escolar. Finalmente vamos conseguir ajustar o calendário letivo de Itabuna dentro do mesmo ano civil”, celebra Edjaldo.
📝O parecer foi fundamentado na Lei nº 12.796/2013, que trata das Diretrizes e Bases da Educação, garantindo assim os 200 dias letivos, com término de aulas em 19 de dezembro de 2024 e exames finais previstos para os dias 20, 23 e 26 do mesmo mês. Após a aprovação unânime pelo CME, o parecer deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Educação para o seu fiel cumprimento.
🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI