SIMPI vai a secretaria defender o calendário letivo

Na tarde desta quarta-feira, 27/12, a Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, esteve acompanhada de uma comissão especial formada por segmentos da educação, para discussão do calendário letivo de 2024 na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da reunião foi apresentar a divisão das férias e propor à SME ajustes, que viabilizassem o término do calendário dentro do ano civil. Além da equipe sindical e da comissão de professores, participaram da assentada a titular da secretaria, Adriana Tumissa, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Hustana Matos e demais assessoras e diretoras da SME.

✅ A presidente do SIMPI, Carminha Oliveira apresentou uma proposta para que o término das aulas se desse no dia 17 de dezembro de 2024 e que o período de recuperação fosse encurtado, a fim de garantir a conclusão das atividades docentes dentro do mesmo ano. Em relação ao período de recuperação, de acordo com a equipe técnica da SME, seria inviável sua redução, pois violaria a proposta pedagógica em curso na rede. Todavia, a Secretária e equipe informaram que continuariam empreendendo esforços para encontrar uma solução menos extensa.

📌 Por outro lado, o SIMPI se comprometeu a encaminhar um ofício ao Conselho Municipal, para que a comissão formada por professores tivesse a oportunidade de emitir suas opiniões acerca do atual calendário que está em tramitação. “É importante que a relatoria do CME tenha a escuta dos professores, pois é possível que surjam novas recomendações e sugestões, antes de uma deliberação final”, afirma Carminha.

⚠️ Vale ressaltar que o órgão competente para deliberar sobre o calendário letivo é o CME, porém a participação popular, a discussão pública e a opinião dos professores são de fundamental importância para o fortalecimento do debate e a consolidação de uma educação verdadeiramente democrática e participativa.

🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *