SIMPI e professores comparecem a Câmara Municipal de Itabuna
O prefeito Augusto Castro (PSD), na tentativa de aprovar o Programa de Demissão Voluntária (PDV) à toque de caixa, encaminhou à Câmara de Vereadores de Itabuna um pedido de sessão extraordinária, que foi aberta na manhã desta terça-feira, 23/01, ainda no recesso legislativo. Graças à mobilização ágil do Sindicato do Magistério – SIMPI e a participação dos professores, o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), encaminhou o processo às comissões técnicas, que só deverá voltar a tramitar a partir do mês de fevereiro.
✅ A diretoria do SIMPI, que já fez um estudo prévio do texto do PDV, alerta que a proposta é prejudicial aos professores, uma vez que as indenizações são pífias, comparadas a outros municípios de porte semelhante. “Não somos contrários ao PDV, mas exigimos um programa que seja justo e respeite os anos de carreira do professor. Não concordamos com uma lei que pague menos da metade que outros municípios. Basta olhar a lei da cidade vizinha, Ilhéus, que indeniza quase quatro vezes mais que o programa que estão querendo implantar em Itabuna”, afirma Carminha, presidente do SIMPI.
📌 O vereador Sivaldo Reis (PL) é o relator do projeto e se comprometeu com o sindicato a realizar uma audiência pública para ampliação do debate, que deverá ocorrer após o período de carnaval. “Seguiremos mobilizados e em estado de alerta. Estamos aguardando do Governo os dados que solicitamos da Secretaria da Fazenda para apresentarmos nossa contraproposta. É lamentável que, mais uma vez, a categoria precise interromper seu período de férias para ter seus direitos preservados”, finaliza Carminha.
🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI