Secretaria confirma os 45 dias de férias!

Na manhã desta terça, 19/12 aconteceu, a pedido do Sindicato do Magistério – SIMPI, uma reunião na Secretaria Municipal de Educação para tratar do calendário letivo de 2024 e das férias dos professores. Além da direção sindical, estiveram presentes a titular da pasta da educação, Adriana Tumissa, a presidente do Conselho Municipal (CME), Hustana Matos, bem como os diretores departamentais da SME.

✅ Inicialmente, a presidente do SIMPI, Carminha Oliveira enfatizou que o plano de carreira garante ao docente o direito a quarenta e cinco dias de férias e que este gozo deve ser assegurado. Tendo em vista que a procuradoria municipal emitiu um parecer contrário ao pagamento integral dos 45 dias, a questão da remuneração deverá ser decidida pela justiça. Todavia, o direito ao descanso foi ajustado em mesa, entre as partes integrantes da reunião.

📌 O calendário apresentado garante ao professor em regência 40 dias de férias corridos, que vão do dia 09/01 a 17/02 de 2024. Os outros 5 dias foram remanejados para o período junino. Além disso, foi aventada pela SME a possibilidade de inclusão de seis sábados letivos (não remunerados) ao longo do ano, para que o calendário letivo pudesse terminar junto ao calendário civil.

⏯️ O SIMPI levará a proposta para assembleia nesta quinta, 21/12, a fim de ouvir a opinião da categoria sobre a proposição. “O professor que está em sala de aula é o mais afetado pelo prolongamento do calendário. Por isso mesmo, entendemos que ele é quem deve se posicionar sobre o gozo de suas férias e a utilização ou não dos sábados letivos. A assembleia é soberana e o que ela decidir, será respaldado pelo sindicato”, finaliza Carminha.

🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *