Votação adiada do novo calendário letivo!

Na tarde desta quarta-feira (21/06), os membros do Conselho Municipal de Educação (CME) se reuniram para apreciação e votação do parecer nº 04/23 que trata da reorganização do calendário letivo de 2023. A nova proposta encaminhada pela Secretária Municipal de Educação, profa. Adriana Tumissa suprime seis sábados letivos e altera a data de encerramento das atividades docentes, prorrogando o calendário de 15 de dezembro deste ano para 09 de janeiro de 2024. Os professores e membros do conselho Edjaldo Vieira (representação do SIMPI) e José Ademaques/Max (que representa a categoria de professores), pediram vista do parecer e conseguiram adiar a votação, que já tinha posição favorável por parte da comissão relatora.

✅ De acordo com os dois conselheiros, a nova proposta de mudança do calendário não foi discutida com o Sindicato do Magistério – SIMPI, que é a representação legal dos professores. Além disso, os conselheiros afirmam que para um calendário letivo adentrar em outro ano civil, é preciso que haja alguma situação excepcional, o que não é evidenciado no caso concreto. “Pedimos vistas porque enxergamos algumas incongruências nessa proposta. Primeiro, não houve comunicação prévia ao sindicato da categoria e segundo, chama atenção a alegação de falta de recursos da Secretaria em cumprir com os seis sábados que já haviam sido discutidos e aprovados”, declara o professor Max.

📌 Diante do pedido de vista, o professor Max tem até o dia 12 de julho para apresentar um novo relatório, que deverá ser votado pelo conselho pleno. Para o professor Edjaldo, conselheiro e dirigente do SIMPI, uma matéria que mexe com a vida e a organização de centenas de alunos e professores não deve ser decidida de forma tão precipitada. “É importante que a matéria seja amplamente discutida e amadurecida antes de qualquer decisão”, conclui Edjaldo.

🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *