Mudança no calendário letivo sem o conhecimento do SIMPI!
A Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, na tarde desta terça-feira (20/06), tomou conhecimento, por vias extraoficiais, que a Secretária Municipal de Educação, profa. Adriana Tumissa, encaminhou pedido de reorganização do calendário letivo ao Conselho Municipal de Educação (CME), descumprindo o pacto anteriormente firmado com os secretários anteriores de conclusão do período letivo dentro do ano civil. A nova proposta de calendário apresentada pela SME apresenta a supressão de 06 (seis) sábados letivos remunerados e prorroga o calendário para o dia 09 de janeiro de 2024.
✅ A presidente do SIMPI, profa. Carminha Oliveira afirma que tal postura poderá comprometer a programação de férias dos alunos, professores e servidores, além de violar as relações institucionais preestabelecidas de discussão e participação das entidades pertencentes ao sistema municipal de educação. “O atual calendário que está em vigor foi amplamente discutido. Inclusive, no dia 21 de novembro de 2022, o SIMPI foi convidado para uma reunião com membros do CME e do CACS/FUNDEB para avaliar a proposta. Portanto, é, no mínimo, desrespeitoso que a secretária de educação queira modificá-lo sem antes abrir um canal de diálogo com o sindicato”, declara Carminha.
📌 Entre as justificativas apontadas pela secretária para mudança no calendário, estão o impacto financeiro do reajuste do piso, a contratação de pessoal para cumprimento da reserva técnica e as duas paralisações ocorridas em abril e maio pela categoria. O SIMPI afirma que tais justificativas não soam plausíveis, uma vez que em nenhum momento na mesa de negociação da campanha salarial foi suscitado que as conquistas salariais implicariam em alteração do calendário. “Tivemos várias rodadas de negociação, inclusive, com a presença da atual secretária e, em nenhum momento, foi falado nada sobre modificação do calendário e término das aulas em 2024”, afirma Maria Ionei, vice-presidente sindical. [Continua nos comentários]…