CME aprova o novo calendário letivo e representação do SIMPI se abstém

Na tarde desta quarta-feira, 16/08, o pleno do Conselho Municipal de Educação de Itabuna se reuniu para apreciar e votar a proposta de modificação do calendário letivo de 2023 apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, que prorroga as atividades escolares para o dia 08 de janeiro de 2024. Após o Governo Municipal sinalizar impossibilidade de arcar com o pagamento dos sábados letivos, a extensão do calendário foi o único caminho sugerido para o cumprimento dos 200 dias exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

✅ De acordo com o novo calendário aprovado, o período de aulas regulares irá até o dia 22 de dezembro. Já a semana seguinte ao feriado natalino e a primeira semana do ano, após o réveillon, serão utilizadas para realização de recuperação e exames finais. Neste sentido, os professores terão até o dia 08 de janeiro para apresentação dos resultados e preenchimento das atas, iniciando as férias a partir do dia 09/01.

📌 Na reunião do CME, o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato do Magistério (SIMPI), professor Edjaldo Vieira, se absteve do voto em respeito à decisão da categoria de professores, que na última assembleia realizada em 17 de julho, preferiu não votar a proposta do governo, como ato de protesto. “Meus colegas em assembleia se abstiveram do voto como ato de indignação. Por isso, decidi seguir a posição de minha classe. Sabemos que se houvesse prioridade para a educação, esse calendário poderia ser concluído dentro do ano civil. Infelizmente, alunos e professores terão que sacrificar uma parte do seu recesso por conta de falta de planejamento municipal”, conclui Edjaldo, dirigente do SIMPI e titular do CME.

🖥️ Depto. de Imprensa do SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *