SIMPI junto à CNTE!
No último sábado, 17 de junho, a categoria de professores do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI/BA, deu um importante passo rumo à projeção da entidade sindical local ao autorizar a diretoria a filiar o SIMPI à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, que atualmente é o maior órgão de classe vinculado à educação no Brasil. Para formalizar este ato, o SIMPI contou com a presença ilustre do professor Heleno Araújo, presidente da Confederação, de uma comitiva de membros da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação dos Municípios da Bahia (FTE/BA) e da ASPROLF, sindicato de professores da cidade de Lauro de Freitas.
✅ A assembleia especial de filiação foi precedida por um café da manhã junino, onde professores e convidados puderam interagir e iniciar os trabalhados já no clima de São João. A presidente do SIMPI, profa. Carminha Oliveira destacou a importância da luta coletiva e do fortalecimento das entidades, especialmente num momento de embate nacional contra a inclusão do Fundeb no novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023). “Nós já desenvolvemos a luta local, porém, precisamos de defensores da educação na linha de frente perante o Ministério da Educação e do Congresso Nacional. Este trabalho é desenvolvido pela CNTE, que sustenta nossas pautas em nível nacional”, afirma Carminha.
📌 O presidente da CNTE, prof. Heleno Araújo, por sua vez, informou que a chegada do SIMPI fortalece o organismo sindical no país e que, a partir de agora, a célula sindical de Itabuna estará inserida nas discussões e eventos pela melhoria da educação pública não apenas no plano nacional, como também, internacional. “A CNTE está vinculada à Federação Internacional de Educação da América Latina, que funciona como um fórum permanente pela defesa da educação pública no plano internacional”, declara o líder sindical Heleno.