Encontro da educação, prefeito de Itabuna anuncia precatórios, piso salarial e ticket alimentação
Na tarde da última quarta-feira, 17/05, o Prefeito Augusto Castro (PSD) reuniu a categoria de professores no Teatro Municipal Candinha Dória para anunciar a chegada do Precatório do Fundef em Itabuna, bem como o envio do projeto de lei de reajuste salarial de 14,95% com concessão de ticket alimentação aos professores da rede municipal de ensino. Vale registrar que essas conquistas são frutos de muita luta da categoria com a condução do Sindicato do Magistério – SIMPI, que já vinha pressionando os diversos prefeitos a tomarem pé dos precatórios.
✅Segundo anúncio do próprio Executivo, o valor destinado à Itabuna será de aproximadamente 200 milhões de reais, dos quais, 60% serão distribuídos entre os professores e os outros 40% usados para manutenção e desenvolvimento da educação, como infraestrutura e melhoria das unidades de ensino. Em virtude do regime de competência orçamentária, tais valores deverão ser repassados no próximo ano. Além disso, foi divulgado também que o projeto de lei que reajusta o salário da classe já está em tramitação na câmara municipal e que, ainda no mês de maio, os professores terão seus salários atualizados.
📌Para a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira todas essas conquistas são reflexo de muita luta e persistência, não só do sindicato, como da categoria, que se manteve unida e confiante. “Já cheguei a ouvir de ex-secretário da educação que este dinheiro jamais chegaria para Itabuna e que isso não passava de uma utopia. Na época, afirmei que faltava, por parte de nossos governantes, uma vontade política em fazer desse direito do Precatório do FUNDEF uma realidade. O SIMPI e a categoria mantiveram viva a esperança, a perseverança, lutando para conseguirmos os objetivos, e, claro, o Prefeito de Itabuna fez o seu trabalho. Não vamos nos esquivar desse mérito governamental, mas não devemos nos esquecer que existe muito a ser feito e que a educação possui inúmeros outros problemas a serem solucionados. Porém, mantermos a conquista do valor do piso salarial, somado à luta pelo ticket alimentação e o precatório FUNDEF em um mesmo período, certamente é motivo de bastante alegria para nossa classe”, declara Carminha.
🖥️ Ascom