Mesa travada! SIMPI propõe nova rodada de negociação
Apesar da parada municipal, a quinta-feira do dia 04 de maio foi bastante movimentada para os profissionais da educação de Itabuna. Isso porque, logo no início da tarde, a Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, acompanhada dos representantes da base, estiveram presentes na Prefeitura para mais uma rodada de negociação com o Governo a fim de discutir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial da categoria. Infelizmente, a ausência do Prefeito Augusto Castro (PSD) cumulada com a negativa do pedido de concessão do ticket alimentação, fez com que a Diretoria sindical solicitasse uma nova audiência para o dia 10/05, oportunidade em que o Consultor Jurídico do SIMPI, Dr. Tadeu Cincurá poderá apresentar novas perspectivas às negociações. O encontro foi conduzido pelo Secretário de Governo Rosivaldo Pinheiro, com a participação do Vice-Prefeito Enderson dos Santos (Guinho), da Secretária de Educação, Adriana Tumissa, do Procurador Municipal Antônio Calhau e demais Diretores da SME.
✅Vale ressaltar que, para o ano de 2023, o Ministério da Educação autorizou um reajuste salarial de 14,95% aos professores da educação básica, todavia, o Prefeito, além de apresentar proposta de pagamento parcelado em três vezes, concedeu apenas 5% de retroatividade. Os educadores, diante das perdas inflacionárias, decidiram acatar a proposta, desde que a classe fosse incluída na lei do ticket alimentação com o valor mínimo de R$ 300,00. “Os professores já estão acatando o pagamento do reajuste dividido, estamos perdendo mais da metade da retroatividade. O mínimo que o Governo Augusto Castro deveria fazer era recompensar e valorizar os professores garantindo o pagamento do ticket alimentação, seguindo o exemplo de Ilhéus que já concede essa vantagem há muito tempo”, afirma Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.
Diante do travamento da mesa de negociação e da ausência do Prefeito, a Diretoria do SIMPI se reuniu com a assembleia de professores no início da noite do mesmo dia, que decidiu esperar até a próxima quarta, onde deverá ocorrer a discussão técnica entre os dados apresentados pelo Diretor Financeiro da Educação, Fábio Melo e as proposições do Consultor do SIMPI, Dr. Tadeu Cincurá. “As negociações têm sido bastante desgastantes. O Governo apresenta números questionáveis em relação à educação, os quais discutiremos na próxima assentada. Nosso consultor trará as projeções de repasse e acreditamos ser possível avançar. É importante ressaltar que são anos de serviço, formação e dedicação de nossa classe à educação pública. Merecemos de todo agente político o mínimo de reconhecimento e valorização profissional”, finaliza Carminha.
.
🖥️ Ascom SIMPI