SIMPI sedia Encontro de Trabalhadoras para tratar empoderamento feminino
Em celebração ao mês da Mulher, o Sindicato do Magistério – SIMPI sediou na manhã desta terça-feira, 21/03 o Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical com o tema: “O protagonismo das mulheres na reconstrução dos Direitos”. O evento foi iniciado com um café de relacionamentos seguido de uma intervenção cultural com a participação da Banda “Negras Perfumadas”, um projeto do Grupo Afro Encantarte de Itabuna. O objetivo do encontro foi compartilhar a vivência das mulheres nas várias frentes do mercado de trabalho, apresentando os desafios e perspectivas do gênero feminino para avanços nos direitos e na busca pela igualdade profissional.
A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira e o Presidente da Força Sindical da Bahia, Emerson Gomes, saudaram os presentes e fizeram a abertura do evento para formação da mesa de palestras, que contou com a participação da Presidente do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Crismélia da Silva, com a representante da Agricultura Familiar, Emerentina Costa, a Supervisora Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Ana Georgina da Silva, ficando a mediação sob o comando da Vice-presidente do SIMPI, Profa. Maria Ionei Gomes.
Entre as falas e discussões, a Economista e técnica da DIESSE, Ana Georgina, apresentou dados que chamam a atenção, como o fato de as mulheres representarem 58% do quantitativo de pessoas com nível superior no país, mas ainda assim, permanecem com salários inferiores. Além disso, fez uma observação sobre as políticas públicas, que em sua maioria, são criadas por homens, haja vista que o acesso das mulheres ao sistema político ainda é muito tímido. Segundo os dados apresentados, na última eleição de 2022, o Brasil elegeu, 1.494 homens e apenas 302 mulheres. “É preciso combater o sistema em todas as frentes, mas para isso, precisamos ocupar os espaços”, afirma Georgina.
Ao final, a mesa debatedora abriu a escuta para participação do plenário, onde as professoras presentes puderam contar suas histórias e vivências, transformando o auditório num lugar de compartilhamento de experiências, afetos, inspiração e sororidade.
🖥️ Ascom SIMPI