Secretaria de Educação firma parceria com o Colégio Felix Mendonça
Com o intuito de apresentar uma solução provisória para alocar os alunos e professores da Escola Everaldo Cardoso, que foi interditada no dia 02 de março por conta do desabamento de parte do telhado, o Município de Itabuna firmou uma parceria com a Rede Estadual, por meio do Núcleo Territorial de Educação (NTE-5) para utilização do prédio do Colégio Félix Mendonça, situado entre os bairros São Caetano e Sarinha Alcântara.
O Secretário de Educação de Itabuna, Prof. Josué Brandão Jr., reuniu os diversos órgãos municipais (SIMPI, CME, CAE, Fundeb e Fórum Municipal) pertencentes ao sistema de educação para apresentar a proposta. Segundo Larissa Costa, Diretora do NTE-5, durante esta semana será feito um inventário de todo material pertencente ao Félix, para que a escola possa ser cedida ao Município a partir de segunda, 13. Ainda de acordo com a Dirigente do NTE, o muro da escola, que já vem preocupando a comunidade por sua instabilidade, deverá ser isolado ainda esta semana, a fim de evitar riscos aos alunos e professores.
Na oportunidade, as professoras do Colégio Everaldo Cardoso, ainda abaladas com queda do telhado, puderam expor suas inquietações e angústias diante do incidente. “Nós ainda estamos em choque com tudo que aconteceu. No dia anterior ao desabamento haviam 25 professoras reunidas naquele espaço. Essas mulheres são mães, esposas, filhas, avós. Fomos poupadas de uma tragédia”, declara Márcia Miranda. Para a Professora Cleide Bomfim, houve descaso do poder público na fiscalização da obra. “Não foi por falta de aviso. Nós que estávamos na escola acompanhando a reforma, por várias vezes, alertamos que as condições eram precárias. Telhado com cupim, paredes infiltrando, forro cedendo. Houve omissão na fiscalização”, desabafa a professora.
A mudança de prédio do Everaldo Cardoso para o Félix Mendonça será uma medida paliativa enquanto o Everaldo passa por outra vistoria e reforma do telhado. De acordo com Eugênio Abreu, Diretor de Infraestrutura da SME, esse processo deverá levar, no mínimo, 60 dias, porém não estipulou prazo máximo para finalização.
🖥️ Ascom SIMPI