Professores aprovam pauta de reivindicação e SIMPI encaminhará oficio ao prefeito
Na tarde desta quinta-feira, 09/03, o Sindicato do Magistério – SIMPI, realizou o lançamento da Campanha Salarial da categoria de Professores da Rede Municipal de Itabuna com o tema: “Toda reconstrução deve começar pela educação”. A assembleia ocorreu, tanto no formato presencial, no auditório do sindicato, quanto remotamente, por meio das plataformas Zoom e Youtube. Além da busca pelo reajuste salarial linear e retroativo de 14,95% para todos, a categoria pleiteia outros avanços na valorização profissional, como o recebimento do ticket alimentação, a extensão do adicional de classe a todos os educadores em sala de aula, o cumprimento efetivo da reserva técnica, bem como outros pontos importantes, constantes na pauta de negociação.
A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira abriu a assembleia relembrando que a Diretoria Sindical já havia cobrado oficialmente o pagamento do reajuste ao Executivo Municipal, porém ainda não obteve retorno da solicitação. Para a sindicalista, com o lançamento da Campanha Salarial, o Prefeito Augusto Castro deverá instalar a mesa de negociação para que o sindicato apresente as demandas da classe. “Acreditamos que o Prefeito cumprirá a lei do piso e iremos lutar pela retroatividade. Veremos na mesa qual a proposta que ele irá apresentar”, afirma a líder sindical.
De acordo com o Departamento Jurídico do SIMPI, a aplicação do reajuste linear a todos os níveis da esfera municipal é um direito assegurado, não apenas na Lei do Piso nº 11.738/08, mas também no Plano de Carreira da Categoria. Outros pontos relevantes como a reformulação do Plano de Carreira, a defesa dos direitos dos aposentados da ativa, a legitimação da função de Coordenador Pedagógico, a inclusão dos Interpretes de Libras ao Plano de Cargos e salários também serão levadas à mesa.
Além de aprovar a pauta de reivindicações, foram tirados nomes da base para acompanhar as rodadas de negociação. Foram escolhidas as professoras Joanny Santos, que atua na Educação Infantil (Creche Caic); Eliene Aguiar, representando o Ensino Fundamental I (Instituto Municipal Teosópolis) e Gilcélia Silva, representando os professores em desvio de função.
🖥️ Ascom SIMPI