Prefeito Augusto Castro apresenta proposta

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12/04 a 2º Rodada de Negociação da campanha salarial 2023 dos Professores da Rede Municipal de Itabuna. Além da Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI e dos professores representantes da Base, participaram da assentada o Prefeito Augusto Castro, os Secretários de Governo; da Fazenda; e da Educação, Rosivaldo Pinheiro, Davi Dultra e Profa. Adriana Tumissa, respectivamente, bem como Antônio Calhau, representando a Procuradoria Municipal. Após uma série de discussões, o Prefeito apresentou uma proposta para pagamento do reajuste salarial de 14,95%, porém, de forma parcelada.

A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira enfatizou que a categoria está desde o mês de janeiro esperando uma posição do Executivo Municipal e que o silêncio do Município vinha despertando o alerta da classe. “Com a mudança de regime jurídico, nossa data base passou a ser o mês de janeiro. Portanto, a prefeitura já está há três meses em atraso conosco”, afirma a líder sindical. Neste sentido, o Prefeito apresentou a proposta de pagamento do piso linear a todos os níveis, com direito à retroatividade, escalonado. Na proposta governamental, o pagamento de 14,95% se dará em três parcelas: 5% referente à data base de janeiro mais 5% de abril e 4,95% em julho. Sendo assim, a partir da folha de abril, o professor já receberá 10% consolidado, além de 5% retroativo ao mês de janeiro. Nos meses subsequentes de maio e junho, haverá o pagamento retroativo de fevereiro e março. Já em julho, será acrescido reajuste de 4,95%, perfazendo o total de 14,95%.

Além do reajuste, o sindicato também cobrou o pagamento do Adicional de Classe (AC) para todos os professores, como também o ticket alimentação, uma vez que outros segmentos da servidão pública municipal já recebem este benefício. “A categoria espera uma posição do Governo sobre esses dois pontos de pauta. Temos 216 professores que exercem a efetiva docência, mas não recebe o AC. Além disso, há uma clara quebra da isonomia para o professor que é servidor, mas não recebe o auxílio alimentação”, afirma Carminha.

Diante da apresentação da proposta de reajuste, o SIMPI irá convocar a categoria para uma assembleia geral presencial extraordinária deliberativa para sexta-feira, 14/04 às 15:30 em primeira e única chamada na sede do SIMPI. “O prefeito apresentou a proposta, agora é a vez da categoria decidir”, conclui Carminha.

🖥️ Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *