SIMPI abraça luta em defesa dos professores aposentados na Ativa

A Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI realizou na tarde desta terça-feira, 07/02, uma assembleia específica com os professores aposentados que estão na ativa para tratar da proteção dos direitos e interesses deste segmento, após rumores de corte e demissão de funcionários por parte do Governo Augusto Castro. Os advogados do sindicato garantiram que irão empenhar todos os esforços jurídico-políticos para assegurar a permanência destes profissionais em seus cargos.

A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, reiterou que é um absurdo a forma como o Governo municipal tem conduzido esta situação, uma vez que esperou a categoria entrar de férias para iniciar essa movimentação de perseguição aos aposentados. *“Nós tivemos um ano letivo extremamente exaustivo. Os professores trabalharam até meados de janeiro e no momento em que se preparavam para aproveitar suas férias, foram surpreendidos com um Decreto municipal solicitando apresentação de documentos dos aposentados. Não aceitamos isso e recomendamos que nenhum professor se apresente para esta convocação”*, declara Carminha.

Ambos os advogados da entidade, Tadeu Cincurá e Antônio da Lapa, informaram que já estão analisando os precedentes judiciais acerca do tema e reforçam que Itabuna possui muitas peculiaridades, sobretudo por conta da recente mudança de regime jurídico de celetista para estatutário. *“Teremos uma audiência em breve com o Prefeito e iremos conversar sobre esta situação. Os aposentados acumulam anos de experiência pedagógica e contribuem significativamente para o aperfeiçoamento da qualidade da educação municipal. Não podemos aceitar demissões arbitrárias”* afirma Antônio da Lapa.

Cincurá, por sua vez, já se articula juridicamente com o SIMPI para garantir a proteção preliminar dos aposentados, por meio de ações cautelares perante a justiça. *“O SIMPI estará solicitando os documentos aos interessados para que possamos adiantar as medidas jurídicas necessárias, a fim de evitarmos demissões sumárias”*, conclui o Consultor da entidade sindical.

🖥️ Ascom SIMPI*l

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *