Eleição Sindical. Conheça um pouco sobre cada Candidata à Presidência e as propostas das respectivas Chapas

Com a proximidade das Eleições do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, é importante que os associados conheçam um pouco sobre as chapas que irão concorrer ao pleito sindical. Como era de se esperar, numa categoria formada majoritariamente por mulheres, as lideranças de cada grupo também são formadas por integrantes do sexo feminino, demonstrando que “elas estão com tudo”. Neste sentido, a Assessoria de Imprensa do SIMPI apresenta à categoria um pouco sobre as lideranças de cada Chapa e suas respectivas propostas para condução da entidade sindical.

A Chapa 01, denominada “Prosseguir na Luta” é encabeçada pelas professoras Carminha Oliveira e Ionei Gomes, que são veteranas no cenário sindical e pleiteiam a reeleição. Carminha, uma das fundadoras do SIMPI, aposta na experiência que possui, mas sem perder de vista a inovação, uma vez que sua chapa é composta por novos nomes da base, que pertencem aos mais variados segmentos da rede municipal de ensino. Em seu material de divulgação, a Chapa Prosseguir apresenta 10 novas propostas de atuação, sendo a continuidade da luta pelo Vale-Refeição à categoria, a proteção aos direitos dos aposentados e a ampliação do Adicional de Classe (AC) a todos os professores em regência as de maior destaque.

Já a Chapa 02, intitulada “Renovação para um Novo Tempo” é liderada pelas professoras Fernanda Branco e Karina Muniz. A nomenclatura representa a união das Chapas “Renovação, unidade e luta” com a “Chapa Novo Tempo”. Ambas as candidatas são participativas nas assembleias e trazem em sua equipe nomes já conhecidos da classe, como os das professoras e ex-dirigentes sindicais Normagnolândia Guimarães e Ionae Santos. A chapa Renovação figura como uma das principais opositoras ao trabalho desenvolvido pela atual direção do SIMPI. A redução da contribuição sindical, a criação de um programa de readaptação funcional e a reformulação do estatuto do sindicato são algumas das propostas defendidas pela chapa.

Por fim, a Chapa 03, designada “Compromisso e Ação” possui as professoras Regina Caldas e Maria D’ajuda Santiago como líderes. Em sua apresentação pelas redes sociais, as integrantes se denominam educadoras plurais e sindicalistas sociais. A professora Regina, também atuante nos movimentos sindicais, já compôs a representação da base em campanhas salariais do Sindicato. A chapa tem demonstrado atenção ao setor jurídico, criando inclusive material de campanha acerca do futuro dos processos, caso haja modificação da diretoria sindical. O fortalecimento da Comissão de Representantes por Unidade de Ensino (CRUSE), a gestão financeira coparticipativa do sindicato e atenção à saúde do professor, são algumas de suas bandeiras de luta.

A eleição sindical ocorrerá na próxima quarta-feira, 13 de julho, nos turnos da manhã e da tarde, sendo que uma urna fixa estará na sede do SIMPI e outras três percorrerão às escolas. A junta eleitoral reforça a importância da participação e do voto dos professores associados para o fortalecimento do processo democrático. “Eleições SIMPI 2022: transparência, ética e democracia”.

🖥️ Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *