SIMPI vai à Jornada, mas tem fala cerceada. Professores criticam condução do evento

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 21/02 a abertura da XXXIV Jornada Pedagógica de Itabuna com o tema: “Educação na perspectiva da PHC: um olhar sobre a totalidade do sujeito”. O evento que teve como enfoque a Pedagogia Histórico-Crítica, ironicamente, se tornou alvo de diversas críticas pelos expectadores. Os professores que acompanhavam o evento, tanto de forma presencial como na modalidade remota, não gostaram do tom “político” que permeou a jornada, como também não aprovaram o fato da Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira não ter direito à fala na mesa de abertura.

É praxe, em eventos dessa natureza, a representação sindical ter a fala franqueada, justamente para saudar a categoria e dar às boas-vindas a mais um ano de luta. Todavia, contrariando a tradição, Carminha, conhecida por seus discursos aguerridos e marcantes, embora tenha sentado à mesa, não foi convidada a se pronunciar. “O evento teve uma condução deselegante. Nós temos o direito de ouvir o pronunciamento do nosso sindicato”, lamentou uma professora.

Além do SIMPI, outro órgão que se fez presente, mas que teve o pronunciamento cerceado foi o Conselho da Alimentação Escolar – CAE, representado por sua Vice-presidente, Profa. Maria São Pedro, que também é membro dirigente do SIMPI. Não se sabe ao certo os motivos do silenciamento provocado às dirigentes sindicais, mas, de acordo com a Presidente do SIMPI, “o professor é especialista em criar locais de fala. Se não nos deixam falar na jornada, falamos nas rádios, nas assembleias, nas praças e em nossas manifestações. Caladas é que não ficaremos”, declara Carminha.

Vale ressaltar que amanhã, 22/02 o sindicato sentará à mesa, no turno da manhã, para instalação da Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2022, oportunidade em que o SIMPI defenderá o reajuste salarial de 33,24% da categoria, além de outros direitos constantes na pauta de reivindicações. Já no turno da tarde, o Sindicato estará promovendo uma assembleia com a categoria, a fim de passar as atualizações da audiência e deliberar sobre o início do ano letivo.

🖥️ Fonte: Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *