Terço Integral Conquistado
Na constante busca pela valorização dos profissionais da educação, a Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, se reuniu na manhã desta terça-feira, (24/08) com a Secretária de Educação, profa. Janaína Araújo e com o Diretor Financeiro da SME, Fábio Melo, para tratar de pontos de reivindicação que estavam em análise. Como primeira conquista, o SIMPI conseguiu garantir o pagamento integral do terço de férias.
Há muito que o sindicato vinha discutindo com Governos passados que o direito ao pagamento do terço constitucional de férias deveria recair sob os 45 dias, conforme previsão do plano de carreira. Tal matéria foi, inclusive motivo de ação coletiva ajuizada pelo sindicato na Justiça do Trabalho. Todavia, o município insistia em pagar somente por 30 dias. O governo atual, apresentou o pagamento dos 15 dias suplementares de férias, referente ao exercício de 2020, para o mês de setembro aos educadores que atuam em regência. “Essa conquista pertence aos professores, pois finalmente tivemos reconhecido o direito de pagamento ao nosso terço de férias de forma devida. Entretanto, vale ressaltar que já tramita uma ação judicial visando estender este direito a todos os profissionais da educação, inclusive os que estão fora da sala de aula, pois todos contribuem de modo expressivo para o funcionamento da educação municipal”, afirma Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.
Na quinta-feira, 26/08 o SIMPI deverá sentar à mesa novamente, só que desta vez, além da Secretária de Educação, participarão da assentada o Secretário da Fazenda, Davi Dutra e integrantes do Departamento de Recursos Humanos, onde serão discutidos outros assuntos, como a restituição dos valores referentes aos vales-transportes. Na oportunidade, o SIMPI relembrou que sem a garantia do direito à reserva técnica aos professores que atuam nas creches e séries iniciais, não há a menor possibilidade de retorno às aulas presenciais em setembro. “Temos muito diálogo ainda a travar, mas estamos otimistas com o avançar das negociações. Acreditamos que em breve teremos novos posicionamentos, inclusive sobre a impossibilidade de reabertura das escolas em tempos de pandemia”, conclui a líder sindical.
🖥️ Fonte: Ascom SIMPI