CME de Cara nova!

Na tarde de ontem, quarta-feira (19/05), ocorreram as eleições para composição do novo quadro de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Itabuna. Os membros votantes elegeram as professoras Hustana Matos e Maria Rita Prudente como as novas dirigentes executivas do órgão, que tem por finalidade contribuir com o aprimoramento da política pública educacional, seja de forma consultiva, normativa, fiscalizadora e/ ou deliberativa. Conheça um pouco sobre as novas titulares executivas do CME e quais as suas propostas de atuação.

Hustana Fernanda Matos pertence à rede municipal de ensino de Itabuna desde 2006. Graduada em Pedagogia e Letras, possui especialização em psicopedagogia e atualmente está lotada na Secretaria Municipal de Educação, no Departamento de Educação Básica. Hustana, que foi eleita Presidente do órgão, afirma que defenderá uma gestão participativa e investirá na formação dos conselheiros. “Vamos fortalecer a participação e buscar uma aproximação com os demais órgãos educacionais e conselhos ligados aos interesses das crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, por exemplo. Além disso, pretendemos dar uma atenção especial ao Plano Municipal de Educação, bem como buscaremos fomentar a formação dos membros do conselho”, afirma a nova Presidente.

Quando questionada sobre um possível conflito de interesses existentes entre a SME e o Conselho, a nova Presidente afirmou que assim que assumir o novo cargo, por força do próprio regimento, estará autorizada a se afastar do DEB na Secretaria e atuará somente no CME, situação que lhe dará mais autonomia e independência para Presidir o órgão colegiado.

Quanto à Vice-presidente, a Professora, Maria Rita Prudente, pertence à rede municipal há mais 25 anos e atua no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar – ATEHD, uma modalidade de ensino que auxilia os alunos que estão impossibilitados de ir às escolas por motivos de saúde. Graduada em Filosofia e especialista em psicopedagogia e inclusão, Maria Rita possui assento no CME como representante das escolas particulares, mas afirma que seu olhar é sensível às causas de ambas as redes. Uma das prioridades pontuadas por Rita para melhoria da educação é a aproximação dos pais no processo de aprendizagem e pontua que a “ética e a responsabilidade” serão as marcas desta nova gestão. “Temos um olhar de compromisso e valorização da educação. Precisamos aproximar os sistemas de ensino, tanto da rede pública quanto da rede particular, para que consigamos garantir uma melhoria na qualidade da educação”, afirma a Vice-presidente do CME.

O Sindicato do Magistério, SIMPI, órgão autônomo, mas integrante do sistema público municipal e com assento no CME, deseja sucesso às novas lideranças e se coloca à disposição para contribuir naquilo que for possível com o órgão. “Pela primeira vez houve uma disputa entre chapas para Presidência do Conselho. Isso revela que os membros estão cada vez mais atentos e atuantes em contribuir para o aprimoramento do órgão. O CME pertence a toda sociedade e quanto mais forte e atuante ele for, melhor para a nossa cidade”, conclui Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.

🖥️ Fonte: Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *