VITÓRIA: SIMPI consegue liminar e reverte suspensão dos contratos REDA
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, conseguiu em sede liminar, sustar os efeitos da suspensão dos contratos de trabalho dos professores em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. De acordo com a decisão judicial do Dr. Ulysses Maynard da Vara da Fazenda Pública, o município será obrigado a restabelecer o salário dos referidos profissionais a partir do mês de julho, sob pena de multa que poderá chegar ao valor de R$ 6.000,00 por cada professor contratado, podendo ainda haver outras sanções cabíveis.
A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, que concedeu diversas entrevistas ao longo desta semana às emissoras de televisão, declara que está muito contente com a medida, pois a atitude de suspensão destes contratos de trabalho refletiu um ato de desumanidade por parte do Governo Municipal. “Estamos muito felizes, pois muitos destes professores são arrimos de família e esta era a única renda que possuíam para se manter. Em um momento delicado de pandemia, qualquer suspensão de salário por parte do poder público revela um ato de violência e desumanidade”, afirma a líder sindical.
Além da ação judicial proposta pelo Consultor Jurídico da Entidade, Dr. Tadeu Cincurá, o SIMPI promoveu dois atos de manifestação pública, que contou com a divulgação da imprensa local. Numa estratégia de aliar ação judicial e mobilização midiática, o sindicato mais uma vez conseguiu garantir a proteção dos interesses jurídicos de sua classe. “Agradecemos o apoio das emissoras, TV Santa Cruz e TV Cabrália, que abraçaram a nossa causa e deu visibilidade com credibilidade a esta situação. A ação judicial é necessária, mas a pressão social também é de extrema importância no fazer sindical”, finaliza Carminha.
Fonte: Ascom SIMPI