Fórum Municipal de Educação discute funcionamento das Escolas em tempo de Coronavírus

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16/03 no Centro de Formação e Tecnologia Municipal (Casa do Educador) um encontro do Fórum Municipal de Educação de Itabuna para discutir a situação do funcionamento das escolas da rede pública e privada do município neste momento delicado de proliferação do coronavírus (Covid-19) no país. O Fórum é composto por diversos órgãos, tais como o Conselho Municipal de Educação (CME), o Sindicato do Magistério (SIMPI), representantes da Secretaria Municipal de Educação, como também da rede particular de ensino.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Fórum, Profa. Lúcia Bittar, que enfatizou a importância da discussão do assunto de forma coletiva. “Nós não temos autonomia para decidir a alteração do calendário, mas enquanto órgão colegiado, podemos fazer proposições e apresentar sugestões que auxiliem os órgãos legitimados na tomada de decisões”, afirma Bittar. Na oportunidade, a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira se manifestou pela antecipação da conclusão do ano letivo da rede municipal.

De acordo com a líder sindical, as escolas de Itabuna já cumpriram 92,5% do calendário, ou seja, já atingiram o mínimo de 75% de frequência. Desta forma, relembra a sindicalista que sugeriu à Secretária Municipal de Educação (SEC) que antecipe o encerramento das creches, pré-escolas e das séries iniciais o quanto antes, ficando apenas os alunos do 4º ao 9º que se encontrem em situação de recuperação. “Infelizmente as escolas não contam com material adequado como luvas, álcool em gel, além de outros utensílios. A melhor medida seria tentar reduzir o fluxo de alunos, mantendo apenas aqueles que estão em fase de recuperação”, declara Carminha Oliveira.

Em nota divulgada hoje pela SEC, a Secretária Nilmecy Gonçalves afirmou que acontecerá na tarde desta segunda na Secretaria de Educação do Estado da Bahia em Salvador, uma reunião conjunta entre o Governador do Estado, Rui Costa, Secretários Estaduais da Saúde e da Educação, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), entre outros órgãos para discussão do assunto e, só após a decisão do Governo do Estado, a Secretária Municipal tomará providências. Desta forma, o Fórum aguardará o posicionamento da Secretária Municipal diante das orientações da SESAB e SEE, para então apresentar proposições.

Fonte: ASCOM SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *