SIMPI vai ao Núcleo de Formação e Tecnologia Municipal (NTM)

A Diretoria do SIMPI foi convidada pela equipe do Núcleo de Formação e Tecnologia Municipal (NTM) para conhecer as instalações do setor, bem como se inteirar acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo. Atualmente o NTM é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e tem como principal objetivo instrumentalizar os professores para o uso adequado das tecnologias da informação com acesso ao portal e preenchimento da caderneta eletrônica.

Segundo a Profa. Marjorie Soares, Coordenadora do Núcleo, o espaço está à disposição de qualquer professor da rede municipal para que este possa utilizar os computadores e a internet, caso tenha necessidade ou dúvidas quanto ao preenchimento do sistema e-polis. “Estamos aqui todos os dias da semana, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Além disso, realizamos plantões em períodos de encerramento do trimestre, inclusive entre os dias 25 e 29 de novembro estaremos realizando mais um acompanhamento intensivo dos professores nos três turnos”, afirma  Marjorie.

A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, por sua vez, levantou algumas queixas feitas pelos professores, como o trancamento do portal, bem como o desaparecimento das informações postadas. De acordo com as técnicas do NTM, se o professor salvar as informações preenchidas, estas não serão perdidas. Quanto ao funcionamento do portal, enfatizaram que o mesmo opera trimestralmente e que o acesso está disponível desde o início do ano letivo. “Quando o trimestre encerra, o sistema automaticamente fica bloqueado”, afirma Marjorie.

Na oportunidade, a Presidente do SIMPI também ressaltou a falta de internet e de computadores nas escolas, o que tem dificultado o lançamento das informações por parte dos professores. “Seria interessante se o Governo investisse efetivamente em tecnologia nas unidades de ensino. Compreendemos que o sistema não é ruim, mas a falta de equipamentos e de tempo para uso do portal figuram como grandes empecilhos”, afirma Carminha Oliveira.

Ainda não opinião da líder sindical, seria oportuno que os professores tivessem a liberdade e flexibilidade de utilizar o tempo do Planejamento Coletivo e Individual para o preenchimento do portal. De igual modo, seria interessante que os professores das creches tivessem um tempo, dentro de sua jornada, disponível para este tipo de atividade, finaliza a líder sindical.

Fonte: Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *