SIMPI acompanhará suposta “troca de favores” entre Vereadores e Diretores de Escola


A Diretoria do Sindicato do Magistério – SIMPI, ao tomar conhecimento do comunicado nº 198 exarado pela Secretaria de Educação de Itabuna, onde o mesmo aponta uma suposta troca de favores entre Vereadores e Gestores Escolares, se compromete a averiguar a situação, de modo que não reflita qualquer assédio ou privilégios a determinadas unidades de ensino.

Como é sabido, o cargo de direção escolar em Itabuna se dá por meio de indicação política, um fato que há muito vem sido combatido pelo sindicato. Desta forma, a atitude de privilegiar algumas escolas, concedendo materiais, brindes ou qualquer outra vantagem só vem a fortalecer o modelo antidemocrático da gestão escolar. Na visão da Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira “a escola não deve funcionar como uma moeda de troca dos interesses partidários, portanto, caso os vereadores queiram ajudar a educação de Itabuna, que promovam uma campanha em apoio a todas as escolas junto à Secretaria de Educação Municipal e não, apenas, aquelas onde eles indicaram possíveis diretores”, afirma a sindicalista, que já sinaliza um pedido de audiência pública para tratar das condições de trabalho no ambiente escolar.

Deste modo, o SIMPI, enquanto órgão fiscalizador e representativo de classe irá acompanhar o desfecho dessa situação fazendo visitas às escolas, pois o sindicato pretende preservar a integridade laboral dos diretores, de modo independente, com a participação de sua comunidade e não presos a coações externas. Sendo assim, caso seja constatado qualquer forma de assédio, influência ou intimidação, o sindicato pretende acionar o Ministério Público Estadual para que possa intervir na referida situação.

Fonte: Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *