Professores deliberam parcelamento de férias para o ano de 2019
Os professores da rede municipal de ensino de Itabuna se reuniram na tarde desta quarta-feira, 19/12 no auditório do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI em uma assembleia geral extraordinária deliberativa para discussão da proposta de parcelamento das férias da categoria, bem como para se informar acerca do parecer do Conselho Municipal de Educação (CME) que tratou do calendário de reposição pós-greve.
De acordo com a Presidente do Sindicato, Profa. Carminha Oliveira, como forma de viabilizar o calendário letivo e garantir o gozo de férias referente ao exercício de 2018, o SIMPI resolveu consultar a categoria para o possível parcelamento das férias dos professores. Sendo assim, a classe votou pelo parcelamento de suas férias da seguinte maneira: 30 dias, começando em 09 de abril a 09 de maio de 2019; e 15 dias, iniciando em 26 de dezembro/2019 até o dia 09 de janeiro de 2020.
A direção sindical enfatizou que este parcelamento se refere apenas a este período, uma vez, que tanto o Acordo Coletivo de Trabalho como o Plano de Carreira da categoria rezam pelo gozo integral de 45 dias de férias. “Submetemos esta divisão à assembleia por entender que o calendário do ano vindouro será muito apertado, portanto, a divisão em dois períodos irá garantir um descanso capacidade física e mental do professor, garantindo a integridade de sua saúde”, afirma a líder sindical.
Além disso, o SIMPI já se articula para promover na próxima segunda, 24 de dezembro, às 8 horas, para um ato de protesto na Câmara de Vereadores em defesa dos direitos da categoria. “O Governo não respeita nem mesmo o dia do Natal. Enviou a proposta de alteração do nosso regime jurídico de trabalho, em caráter de urgência, para o dia 24. Mas isso não irá nos intimidar. Estaremos na luta, na defesa dos nossos direitos”, conclui Carminha Oliveira.
Fonte: Ascom SIMPI