Após acordo judicial, servidores desocupam Câmara, mas continuam em estado de luta
Atendendo à intimação do Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Dr. Ulysses Maynard, os líderes dos Sindicatos dos Professores (SIMPI), Guardas Municipais (SINDIGUARDAS), Agentes de Saúde (SINDIACS/ACS) e Servidores (SINDISERV) se reuniram na manhã desta quinta, 16/08 com representantes do Legislativo para uma audiência de conciliação, com o objetivo de formalizar um acordo entre a servidão pública e os Edis, acerca do projeto de lei de autoria do Prefeito Fernando Gomes, que visa implantar o regime estatutário no município.
Após argumentação de ambas as partes, ficou acordado que o Presidente da Câmara, Vereador Chico Reis (PSDB) deverá adiar a sessão para apreciação da matéria somente no dia 29 de agosto, a fim de permitir uma discussão do tema entre Executivo, Relator e Líder do Governo. Depois disso, a mesa Diretora da Câmara deverá chamar os sindicatos para apresentar os resultados das discussões entre os órgãos políticos. Vale salientar que o Ministério Público Estadual estará intermediando o diálogo entre as representações sindicais e o poder executivo.
Dessa forma, os sindicatos se comprometeram em desocupar o prédio da Câmara e realizaram uma caminhada pela Av. do Cinquentenário para agradecer o apoio da população e demonstrar que as categorias continuam em estado de luta. “Conseguimos uma trégua, mas a batalha continua. Continuamos em alerta, pois nós, funcionários públicos do município não concordamos com a alteração do regime jurídico”, afirma Maria do Carmo Oliveira (Profa. Carminha), Presidente do SIMPI.
Vale ressaltar que os Professores decidiram manter a paralisação das atividades até esta sexta, 17/08 e realização um ato público às 9h na porta da prefeitura em apoio aos 157 professores e os 220 guardas municipais que estão com salários atrasados. “Participem professores, a causa é justa, a causa é de todos nós”, finaliza Carminha Oliveira.
Fonte: ASCOM SIMPI