Governo não fala sobre o terço de férias, mas envia convite de Jornada Pedagógica para Professores
A Diretoria do Sindicato do Magistério de Itabuna – SIMPI tomou como surpresa o convite da Secretaria de Educação sobre a XXX Jornada Pedagógica, uma vez que já existe decisão de assembleia afirmando que a categoria não participará dos eventos municipais, nem retornarão às salas de aula se o pagamento do terço constitucional de férias não for pago até amanhã, 28 de fevereiro.
De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, desde meados de janeiro o município está em débito com a categoria, portanto a convocação para jornada é incoerente. “Nossa classe entrou de férias e não recebeu os seus direitos trabalhistas. Esse convite revela uma completa falta de respeito com a nossa categoria, pois esperávamos que o governo apresentasse uma resposta oficial sobre o débito dos valores do 1/3 de férias, visto que o ano letivo está programado para se iniciar em 05 de março”, lamenta a líder sindical.
Outra situação que está causando insatisfação na classe de professores é referente à quantidade de sábados letivos, que irão sobrecarregar a categoria sem a contrapartida do pagamento das horas extras. “Nossa jornada de trabalho deve ocorrer de segunda à sexta, em 20 ou 40 horas semanais. Portanto, a categoria já decidiu que se for para trabalhar aos sábados, que seja mediante o pagamento de horas extras”, complementa Carminha.
A Jornada Pedagógica da Rede que terá como tema “Avaliação e Mediação Pedagógica pelo Direito de Aprender” está marcada para esta quinta-feira, 01/03, mas a previsão é de que os principais atores não entrem no evento, pois a presidente do SIMPI está convocando toda a categoria para a realização de uma assembleia extraordinária pela defesa dos direitos dos professores, na porta da Terceira Via Hall às 7h:30min, mesmo local da jornada pedagógica. “Tragam sua indignação, sua luta, sua voz para esta assembleia extraordinária e especial. Diga não à Jornada Pedagógica”, conclama a líder sindical Carminha Oliveira
Fonte: Ascom SIMPI