SIMPI lança Campanha Salarial para 2018 e pleiteia 6,81% de reajuste para Professores
Na tarde da última quinta, 22/01, a Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI lançou a Campanha Salarial cujo tema é “#VamosÀLuta para cada corte de Direitos”. A categoria votou os pontos de pauta e decidiu que irá lutar pela linearidade, ou seja, reajuste de 6,81% tanto para os professores de nível I como para os de níveis II e III.
A assembleia inicialmente discutiu a falta de pagamento do terço de férias. Tal situação fez com que os professores decidissem que só retornarão às aulas e participarão da jornada pedagógica caso o terço constitucional de férias seja pago até o dia 28 de fevereiro. Em seguida, a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira deu início à leitura do edital de convocação e apresentou os pontos de pauta, que foram aprovados pela categoria.
Dentre os pontos mais importantes, destaca-se a luta pelo reajuste linear dos professores, que irão pleitear perante o executivo o pagamento integral de 6,81% de reajuste. Além disso, a categoria aprovou a cobrança de 3% dos professores não associados, referente à taxa assistencial, que ajudará no desenvolvimento da campanha salarial. O professor não associado, por outro lado, poderá apresentar carta de oposição no sindicato entre os dias 22 de fevereiro a 04 de abril deste ano. “A taxa assistencial é uma contribuição do não associado, tendo em vista que ele também se beneficia das conquistas obtidas pelo sindicato. Ela não é obrigatória, pois o professor que quiser se opor, pode apresentar uma declaração ao sindicato”, relata a sindicalista Carminha Oliveira.
Quanto à pauta de reivindicações da campanha, esta deverá ser enviada ao Governo a partir da próxima semana para que seja instalada a mesa de negociações. Para a Diretoria do SIMPI a linearidade é um direito assegurado no Plano de Carreira e o seu não cumprimento representaria uma desvalorização à formação do Professor.
Fonte: Ascom SIMPI