Professores tomam principais avenidas de Itabuna na luta pelo retorno do AC
Na tarde desta quarta-feira, 01/11, cerca de quinhentos professores da rede municipal de ensino de Itabuna, juntamente com a Diretoria do Sindicato do Magistério (SIMPI) ocuparam as principais avenidas da cidade em ato de protesto contra o decreto do Prefeito Fernando Gomes que retirou arbitrariamente o adicional de atividade complementar (AC) de 428 profissionais.
A manifestação teve início na porta da Prefeitura, oportunidade em que o sindicato alertou ao Governo que não irá recuar na defesa dos direitos da classe. “Estamos mobilizados. Somos pais e mães de família, não aceitaremos que nossos salários sejam reduzidos dessa forma. Prefeito, revogue o decreto”, aclamou Carminha Oliveira, Presidente do sindicato.
A passeata começou pela Av. Princesa Isabel, no bairro São Caetano e se estendeu até à Av. Cinquentenário, no centro da cidade. Além dos professores, participaram do evento pais e alunos da rede municipal, bem como outros integrantes da sociedade civil organizada, dentre eles membros da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL) e sindicatos de Barro Preto e Ubaitaba. De acordo com um dos pais que participaram da caminhada, a medida do Prefeito em retirar o AC de parte da categoria é um ato de desrespeito com os professores, que deveriam ser valorizados, justamente por serem a base de toda sociedade.
Na próxima semana, os professores iniciarão paralisações semanais na rede para visitar os bairros, onde pedirão o apoio e a compreensão das comunidades. Nesta segunda, 06/11 a classe estará às 9h na Praça do São Caetano em mais um ato de protesto.
Fonte: Ascom SIMPI