Governo de Itabuna retira, arbitrariamente, adicional do salário dos Professores

Na tarde desta sexta-feira, 29/09, os Professores da Rede Municipal de ensino tiveram uma infeliz surpresa ao consultarem seus salários. Ocorre que cerca de 500 profissionais tiveram o adicional de Atividade de Classe (AC) retirado arbitrariamente por parte do Governo Fernando Gomes, fato este que representa uma perda de R$ 400 a R$ 700 nos salários de cada professor.

De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, o AC é um direito do Professor que atua em sala de aula e representa uma conquista da categoria junto com o sindicato em gestões passadas. “O adicional de atividade de classe está previsto no plano de carreira justamente para incentivar que o professor permaneça na docência. Desde a gestão passada nós conseguimos estendê-lo a todos os profissionais, mas agora fomos surpreendidos com sua retirada arbitrária”, afirma a sindicalista.

Outra situação que está causando indignação à direção sindical e a toda classe de professores é que ontem, 28/09, em audiência solicitada pela própria Secretária de Educação, Profa. Anorina Smith, para tratar de assuntos pertinentes à crise econômica enfrentada pelo município, foi questionado pelos professores se o salário deste mês sofreria alguma alteração, fato este que não foi confirmado pela Secretária. “Não sabemos se o Prefeito não confia e escondeu essa estratégia política da Secretária da Educação ou se a mesma sabia da retirada do AC e omitiu tal informação na reunião de ontem”, declara Carminha Oliveira.

O SIMPI já está se articulando para convocar a categoria para uma assembleia geral extraordinária para esta segunda, 02/10 às 9h30min no auditório do sindicato. “Nós da diretoria do sindicato nem os professores iremos aceitar essa falta de respeito com nossa classe. Fomos todos pegos de surpresa com essa atitude arbitrária. Direitos devem ser ampliados e não reduzidos. Caso a situação não seja revista pelo Governo, é provável que já tenhamos algum indicativo de greve no final da assembleia”, conclui a presidente sindical.

Fonte: Ascom SIMPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *