Em dia de Greve Geral, SIMPI participa de mobilização pública e promove assembleia
A última sexta-feira, 30/06, foi marcada pela 2ª Greve Geral proposta pelas Centrais Sindicais em todo país. O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, além de ter participado da mobilização no centro da cidade, aproveitou a oportunidade para realizar uma assembleia de caráter informativo, objetivando esclarecer o posicionamento do sindicato sobre os rumores da retirada do AC, como também atualizar a categoria acerca dos dissídios judiciais que o sindicato ajuizou.
Na primeira parte da manhã, a Diretoria Executiva do SIMPI participou de um ato promovido por diversas entidades da sociedade civil organizada, que consistiu no fechamento da ponte que liga o São Caetano ao Centro da cidade. O objetivo da mobilização foi fortalecer a 2ª Greve Geral, que luta contra as reformas trabalhistas e previdenciárias. “Precisamos do apoio de todo brasileiro nessa luta. Estão retirando nossos direitos, não podemos aceitar isso de braços cruzados”, conclamou Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.
Já na segunda parte da manhã, aconteceu a assembleia, que teve como ponto central a discussão acerca do direito de adicional de classe (AC) e os rumores de que o Governo pretende retirá-lo. Segundo Carminha Oliveira, o AC está assegurado na Carteira de Trabalho do Professor e qualquer alteração na relação contratual, depende de discussão com o sindicato. “Nós, ainda, não fomos convocados para discutir este assunto, mas tenham certeza de que o SIMPI é contra qualquer diminuição salarial, tampouco redução de direitos”, reforça Carminha, que relembra parte da história de lutas do sindicato: “Nosso compromisso é com a categoria independentemente de quem ocupe a cadeira do governo”.
Quanto às ações judiciais, o advogado da entidade sindical informou que, tanto o processo envolvendo os recursos do FUNDEF quanto a ação do Vale Transporte estão dependendo de impulso oficial do juiz. “As ações já foram ajuizadas, inclusive já está acontecendo o bloqueio de verbas do município referente ao processo do vale transporte. Tenham certeza que assim que formos notificados acerca da liberação dos valores, estaremos divulgando a toda categoria”, conclui Jessé Melo, advogado do SIMPI.
Fonte: Ascom SIMPI
Foto e Texto: Jeremias Barreto