SIMPI participaram do 8º Congresso Nacional da Força Sindical em São Paulo
Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de junho na Cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo o 8º Congresso Nacional da Força Sindical, um evento que reuniu mais de 3 mil dirigentes sindicais de todo Brasil, como também de delegações internacionais. O Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, enquanto entidade filiada à Força Sindical participou do evento tendo como representantes sua Presidente, Profa. Carminha Oliveira e a Vice, Profa. Maria Ionei.
O evento teve como principais pontos de pauta os Direitos, a Cidadania, a oferta de Empregos, e a Aposentadoria do trabalhador brasileiro. Para o Presidente reeleito da Central, Paulo da Silva (Paulinho da Força), o congresso foi de suma importância, sobretudo quando analisado o período político que o país enfrenta. “Os Congressos são importantes para debatermos as diferentes posições dos companheiros e as nossas. As diferenças existentes só enriquecem as posições que vamos tomar”, disse Paulinho da Força.
Para as dirigentes do SIMPI, o congresso foi uma ótima oportunidade para aproximar as bases sindicais e as grandes centrais. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o sistema sindical a nível nacional, como também pudemos participar diretamente das deliberações que definirão os novos passos a partir deste momento”, afirma Maria Ionei, Vice-Presidente do SIMPI.
Outro aspecto discutido no evento foi referente à necessidade de ampliação da participação das mulheres no movimento sindical. Atualmente a representação executiva nacional é composta por 70% de homens e, apenas, 30% de mulheres. “Após várias discussões nesse sentido, foi negociado que nos próximos 4 anos, até o 9º congresso nacional, as mulheres terão direito de representação acima dos 30%”, afirma Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI, que torce para que um dia seja possível falar-se em paridade de representação. Dentre os diversos segmentos que participaram do evento estavam: metalúrgicos, profissionais de serviços, saúde, segurança, educação, químicos, aposentados, servidores públicos, comerciários e líderes em Formação Sindical.
Fonte: Ascom SIMPI com informações da Força Sindical